sexta-feira, 28 de maio de 2010

Visitem este site sobre o comboio de alta velocidade, as suas infra-estruturas e as suas futuras estações em: http://www.rave.pt/

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Novo aumento dos preços dos Transportes entre 3 e 4% sobem dia 1 de Julho


O preço dos transportes públicos vai aumentar no dia 1 de Julho, confirmou o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ANTROP). O secretário de Estado dos Transportes já tinha afirmado ontem à noite que as tarifas iam subir depois de dois anos sem mexer nos preços, até porque há muitas empresas em dificuldades. O aumento do preço dos transportes públicos está a ser negociado entre o Governo e as transportadoras.

As empresas transportadoras e o Governo justificam a necessidade de aumentar as tarifas com o facto de o preço não ser actualizado desde Janeiro de 2008 e com a constante subida dos custos com combustíveis dos últimos meses.

Argumentam ainda com a perda de receitas por parte dos operadores e dizem que o aumento dos passes e bilhetes é necessário para reequilibrar a saúde financeira das empresas de transporte. Para este efeito, o aumento "nunca poderia ser" num valor inferior a 3 ou 4 por cento, avança o presidente da ANTROP, Luís Cabaço Martins.

O aumento das tarifas verifica-se no início e a meio do ano, caso se verifiquem determinados pressupostos, como o facto de os preços se manterem há dois anos e meio.

O secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca, nota a necessidade de repensar e "optimizar" o financiamento dos operadores. Este é composto por duas parcelas: as indemnizações compensatórias do Estado e o pagamento dos passageiros.

Desta forma, fica sem efeito o comunicado de Dezembro do ano passado do Ministério das Obras Públicas em que era explicado que os preços não subiam para promover o uso dos transportes públicos, para não agravar o orçamento das famílias e para garantir a estabilidade das empresas.

TTT (Terceira Travessia do Tejo) vai retirar 40 a 50% de passageiros à Soflusa

A construção da Terceira Travessia do Tejo (TTT) vai retirar à Soflusa, empresa do Grupo Transtejo, entre 40 a 50 por cento do total dos passageiros que actualmente fazem a travessia fluvial entre Lisboa e o Barreiro. Estes dados foram revelados por João Pintassilgo, presidente do grupo Transtejo, depois do secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, ter afirmado durante a cerimónia que assinalou o baptismo dos novos ferrys da Transtejo, que a empresa «conheceu uma grande perda de passageiros nos últimos anos. Com a TTT esperamos perder ainda mais».

João Pintassilgo afirmou que já foram realizados estudos para prever o impacto que a construção da TTT terá nos níveis de procura no eixo Lisboa/Barreiro. «Os estudos dizem que poderemos vir a perder entre 40 a 50 por cento de passageiros. Actualmente, esta linha representa cerca de 10 milhões de passageiros/ano, de um total de 50 milhões/ano transportados pela Transtejo».

Correia da Fonseca classificou ainda a Transtejo como «uma empresa complexa» devido aos baixos índices de procura e aos níveis de endividamento que apresenta. «Podemos questionar porque é que uma empresa que apresenta estes problemas continua a investir. Mas não é só a procura que conta, é também o papel que desenvolve na ligação entre as duas margens, podendo servir de “backup” caso os outros modos de transporte se tornem inviáveis» revelou Correia da Fonseca. O SET referiu ainda que «Lisboa não pode ficar sem os seus cacilheiros. São património histórico com efeitos na cidade».

terça-feira, 25 de maio de 2010

Autocarro Turístico

Hoje de manhã quando ia apanhar o metro no laranjeiro vi este autocarro turístico da TST e decidi fotografá-lo mas não sei o número de frota dele. Aqui vai a foto:

As novas aquisições (2)

As novas Citaro G já estão ao serviço há já duas semanas isto pelo que eu vi e pelo o que disseram (fontes próximas), as outras novas aquisições da TST ainda estão na garagem do laranjeiro na secção de pintura.